segunda-feira, agosto 14, 2006

Mapas para Amantes Perdidos

Vou começar uma nova leitura. "Mapas para Amantes Perdidos" é um livro que tenho a certeza que vou gostar de ler.
Abro o livro e é esta a dedicatória do autor, Nadeem Aslam: "Para meu Pai, que me conselhou no princípio, há tantos anos atrás, a escrever sobre o amor; (....)"
O livro tem 553 páginas e está dividido em estações do ano. A ideia é linda. Eu sempre quis escrever um livro que seguisse o mapa das estações.
Passo os olhos pelo índice. Dentro de cada estação, os capítulos têm nomes lindos, não se limitam a um número. "As Açucenas", "As Diversas Cores do Leite", e "De Quantas Mãos Preciso para Te Declarar o Meu Amor?" são os títulos de alguns dos 23 capítulos. O primeiro: "O Crepúsculo das Raínhas da Noite."
Obrigada, Patrícia. É lindo, este meu presente de anos.

quarta-feira, agosto 02, 2006

As novas bacantes

Levei este livro para férias por comodidade. Porque era pequenino e não ocupava muito espaço na bolsa. E, de lacto, li-o rapidamente, quase não precisei de mais tempo do que as duas ligações aérea entre o Funchal e Lisboa, e vice-versa.
O título original do livro é "Les dames de L'Agave", mas a adaptação do título não está mal, uma vez que a obra de Catherine Clément transporte para a actualidade, algures em França, o mito do Deus Baco e das Bacantes. É interessante e eu gostei de ler.