terça-feira, novembro 29, 2005

Agradece o Beijo



Não sei onde estava com o juízo quando me levantei, fui até à estante e escolhi o próximo livro para ler: decidi ler o primeiro ainda não lido com que esbarrasse. Calhou ser "Agradece o Beijo", de Ana Zanatti, que me foi oferecido pela editora na última feira do livro do Funchal.
A verdade é que já passei de metade do livro e ainda não consegui gostar dele. Leio mas não me apaixono. Em determinadas passagens irrito-me. Verei o que consigo salvar dele para aqui deixar.

A dedicatória: "À criança que mora dentro de todos." Uma citação da Marqguerite Yourcenar, na página anterior: As nossas fantasias bem se esforçam por vestir as coisas mas as coisas são divinamente nuas."
A cantiga que Constança canta à filha recém-nascida na página 23: "Morte que mataste Lira/Mata-me a mim que sou teu/Mata-me com os mesmos ferros/Com que a Lira morreu."
O jogo das crianças no recreio da escola, na página 45: "Q' linda falua/Q' lá vem, lá vem/É uma falua que vem de Belém/Passará não passará/Mas alguém ficará/Se não for a mãe da frente/É o filho lá de trás."

Na página 67, uma passagem sobre o jogo de sabores a que brincam as duas meninas, Luísa e Catarina: "Temos este hábito. Uma espécie de jogo. Começámos pelas flores, até descobrirmos que tudo tinha um sabor. O que sentíamos, víamos ou fazíamos. Até os segredos. A mim sabiam-me a violetas, a ela a folhas secas. Os trevos sabiam-lhe a medo. A mim o medo sabia-me a pó com um toque de lavanda a fazer lembrar a água de colónia do meu pai."

2 Comments:

At 06 março, 2007 11:20, Anonymous Anónimo said...

Very nice site! Rejex+car+wax 69learn to sing software Growth invest Disadvantage of software outsourcing south australian nursing scholarships painting free software

 
At 28 novembro, 2007 14:14, Anonymous Anónimo said...

ola...tenho 18 anos, e vou ter que apresentar este livro na escola....podia dizer algo resumidamente sobre este livro?o meu mail é catia_silva96@hotmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home